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Projeto: Editorial

Tipo: Livro
Título: Educador e pesquisador do campo da comunicação lança obra sobre Teoria do Jornalismo
Autor: José Marques de Melo
 
Release

Em um mundo onde a práxis é absolutizada e os processos de produção jornalísticos são cada vez mais privados de ética e dos valores condizentes com a proposta intrínseca à razão de sua existência, urge fornecer aos alunos de comunicação fontes sérias de estudo para que a teoria fundamente e norteie uma prática coerente.

conta com a produção de um dos maiores expoentes do meio jornalístico brasileiro, José Marques de Melo. Atual presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – INTERCOM, ele não só repensa criticamente os processos de criação, produção, difusão e repercussão das notícias e seus subprodutos, mas também resgata, organiza e apresenta as fontes teóricas das identidades brasileiras no campo jornalístico.

A maior dificuldade enfrentada pelos professores e alunos dessas disciplinas de fundamentação teórica é justamente a ausência de livros-texto apropriados para o trabalho em sala de aula. Em alguns casos, como a cadeira de Teoria do Jornalismo, tem sido inevitável recorrer a textos forâneos, cujo valor cognitivo é indiscutível (...) Mas é preciso dispor de fontes teóricas que resgatem as identidades brasileiras nesse campo, discorre o autor.

Com mais de 80 livros publicados, o autor é uma autoridade acadêmica para manifestar tais constatações, uma vez que se dedica há mais de 40 anos na profissão e na pesquisa jornalística.

Pensamento jornalístico brasileiro é o primeiro dos quinze capítulos que compõem a obra. Cada um deles traz uma vasta bibliografia, seja nas notas de rodapé ou quando Marques de Melo aponta as fontes por ele consultadas. Isso permite ao leitor se aprofundar no assunto em questão.

Outra característica interessante é a Leitura Complementar adicionada ao final de cada capítulo. São artigos, prefácios de outras obras — não necessariamente do próprio autor — e trechos de discursos ou palestras que enriquecem ainda mais o tema tratado.

Teoria do jornalismo – Identidades brasileiras, leitura obrigatória para todos aqueles que desejam balizar seus conhecimentos sobre o assunto, reflete o esforço concreto de Marques de Melo em aproximar os leitores – principalmente os futuros profissionais da área – da realidade nacional, de modo a suscitar sua compreensão e atualização.

José Marques de Melo é jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico. É docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), da qual foi diretor de 1989 a 1993. É o atual Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista. Publicou História do Pensamento Comunicacional, A Esfinge Midiática, Pedagogia da Comunicação: Matrizes Brasileiras, dentre outros.

Ficha Técnica:

Título: Teoria do jornalismo – Identidades Brasileiras
Autor: José Marques de Melo
Formato: 13,5 x 21 cm
N° páginas: 280
Áreas de interesse: Comunicação e Teoria da Comunicação
Público-alvo: Comunicadores, sociólogos, estudantes e interessados no assunto

   
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