Sala de Imprensa
    Newsletter
     e-mail:
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
   Detalhamento
Projeto: Editorial

Tipo: Livro
Título: Os caminhos e experiências da pedagogia da comunicação no Brasil
Autor: José Marques de Melo
 
Release

O tema principal da obra é o caminho traçado pelo Jornalismo e pela Comunicação no Brasil, apresentando as principais escolas que a ele se dedicam e reúne vários pesquisadores sob orientação do professor e pesquisador de coomunicação José Marques de Melo.

É uma coleta de pesquisas sobre o ensino da Comunicação nas principais Escolas do Brasil. Além da história dos primeiros passos acadêmicos e a luta pela instalação dos cursos pioneiros, o livro Pedagogia da Comunicação: Matrizes Brasileiras (Editora Angellara) traz as experiências inovadoras que estão sendo implementadas mas não deixa de apontar os problemas e as incoerências que ainda existem no preparo do profissional mais importante para a Era do Conhecimento: aquele que produz e dissemina a informação.

A formação profissional para o campo da comunicação – jornalismo, propaganda, cinema, radialismo, relações públicas etc – deu-se inicialmente nas próprias empresas. Conhecida como “escola do batente”, essa prática pedagógica reproduzia em plena idade moderna a rotina das medievais corporações de “artes e ofícios”. Os jovens aprendizes eram treinados pelos calejados jornalistas ou engenhosos publicitários, que lhe passavam toda a experiência acumulada, corrigindo eventuais falhas na execução de tarefas previamente atribuídas.

A obra é um mosaico representativo de três matrizes seqüenciadas de projetos pioneiros (Faculdade Cásper Líbero, a Universidade do Brasil – hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola Superior de Propaganda e Marketing, ECA-USP, PUC-SP, Umesp, Faenac e Senac), todas com experiências inovadoras, sem deixar de lado propostas emergentes.

Suscitar reflexões sobre os impasses da Pedagogia da Comunicação, fortalecendo opções eficazes, corrigindo distorções e descartando alternativas inconseqüentes, constitui o propósito de Pedagogia da Comunicação: Matrizes Brasileiras. Ele pretende desafiar a criatividade dos jovens aspirantes ao corpo docente das escolas de comunicação, na busca de soluções capazes de robustecer as identidades brasileiras.

José Marques de Melo é jornalista, professor universitário, pesquisador científico e consultor acadêmico. É docente-fundador da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), da qual foi diretor de 1989 a 1993. É o atual Diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação da Universidade Metodista. Publicou História do Pensamento Comunicacional, A Esfinge Midiática, Jornalismo Opinativo, dentre outros.

Ficha Técnica:

Título: Pedagogia da Comunicação: Matrizes Brasileiras
Autor: José Marques de Melo (org.)
Formato: 16 x 23 cm
N° páginas: 307
Áreas de interesse: Estudos de Comunicação, Comunicação, Pedagogia e Ensino Universitário
Público-alvo: Pesquisadores, estudantes, comunicólogos, publicitários, pedagogos e interessados sobre o assunto.

   
   Pesquisar
Projeto:
Período: / / até   / /  
Titulo:
© 2006 - Direitos reservados à Trend Comunicação