Sala de Imprensa
    Newsletter
     e-mail:
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
   Detalhamento
Projeto: Editorial

Tipo: Livro
Título: O Brasil no contexto
Autor: Jaime Pinsky (org.)
 
Release

O Brasil em análise: da redemocratização a um sonho

Será que os sonhos daqueles que vêm lutando pela democracia, pelo voto universal, por uma sociedade mais justa, pelo acesso de todos a uma educação pública de qualidade, pelo direito universal à cultura, a um atendimento médico decente, a um prato de comida balanceada, será que esses sonhos foram, estão sendo ou têm perspectivas de se realizarem?

Para responder a essas questões, foi convidado um time de especialistas para escrever, em suas áreas de atuação, os principais acontecimentos que atingiram o país nas últimas duas décadas. O Brasil no contexto, uma reunião de 18 artigos, é uma obra comemorativa que marca os 20 anos de fundação da Editora Contexto e apresenta os vários cenários desta nação.

Personalidades notórias, de grande visibilidade pública, como João Batista Natali, Antonio Corrêa de Lacerda, Rodolfo Ilari, Leandro Fortes, José Aristodemo Pinotti, Marcos Napolitano, Heródoto Barbeiro e Marília Scalzo, entre outros, falam sobre temas como economia, direitos humanos, política externa, comportamento, saúde, esporte, jornalismo, cultura e alfabetização.

O Brasil no Contexto é instigante, rico de idéias e de sugestões. Os autores, ousaram, cada um no seu estilo, e compuseram uma obra estimulante e multifacetada. Generosos, eles cederam seus direitos de publicação para a Associação Santo Agostinho, que faz importante trabalho sócio-educacional com crianças e adolescentes na periferia de São Paulo. Como a Contexto também não visa ao lucro com esta obra, destinou 30% do preço de venda de cada exemplar comercializado para a educação, fazendo jus ao slogan que tanto se orgulha: “promovendo a circulação do saber”.

Autores e Artigos
Antônio Corrêa de Lacerda, professor da PUC de São Paulo, mostra os dilemas da nossa política econômica, feliz em seus esforços para controlar a inflação, mas ineficiente em promover o crescimento. Márcio Pochmann, economista da Unicamp, questiona as opções implantadas na tentativa de promover a distribuição de renda, mostrando contradições na política trabalhista e sugerindo uma mudança que possa implicar a criação de atitudes mais ativas por parte da parcela de população beneficiada com políticas unilaterais do Governo.
Demétrio Magnoli, doutor em geografia pela USP, analisa as conquistas e os fracassos de nossa política externa, taticamente eficiente, mas inconseqüente nos resultados estratégicos obtidos. Leandro Fortes, jornalista da Carta Capital, brinca com nossa política interna, mostrando as incoerências e inconseqüências de uma classe que já teve dias melhores e cujas atitudes têm posto em xeque, para muita gente, a importância do parlamento e até da democracia.
Marco Mondaini, historiador da Universidade Federal de Pernambuco, trabalha com a evolução dos direitos humanos nesses últimos vinte anos, mostrando a longa luta que espera aqueles que acreditam na cidadania plena para todos e não se deixam intimidar por aqueles outros que confundem (por má fé ou ignorância) direitos humanos com defesa de bandidos. Já Ana Fani Carlos, geógrafa da USP, mostra o que aconteceu com nossas cidades, principalmente as maiores, cujos espaços públicos, antes locais de encontro, tornaram-se lugares temidos pela população, que elegeu centros de compras como espaços de socialização. Magda Soares, educadora da Universidade de Minas Gerais, aborda a questão da alfabetização no Brasil, dos métodos e das técnicas aplicados, ou supostamente aplicados, e dos motivos de não termos tido retorno equivalente ao investimento feito.
O ex-reitor da Unicamp e professor da USP José Aristodemo Pinotti, mostra que, com pequenas verbas e alguma vontade política, certas doenças – particularmente de mulheres – poderiam ser bastante reduzidas em nosso país, que vem gastando muito na cara medicina curativa e muito pouco na preventiva, mais eficiente e barata. Julio Tirapegui, nutricionista da USP, questiona políticas públicas que distribuem dinheiro (supostamente para suprir necessidades básicas, principalmente as alimentares) sem analisar as carências nutricionais da população.
O historiador Marcos Napolitano faz um balanço não muito otimista da cultura brasileira, mal distribuída como a renda e, Rodolfo Ilari, lingüista da Unicamp, faz um levantamento sério e divertido das alterações sofridas pelo português do Brasil nessas décadas. Palavras abandonadas, outras incorporadas à língua falada, alteração de significado, falas tribais, tudo está aqui, num ensaio revelador. Joana Pedro, historiadora da UFSC, fala das conquistas e reveses das mulheres, assim como dos novos desafios que lhes são reservados neste novo século.
A jornalista Marília Scalzo mostra as transformações no comportamento das pessoas e as alterações ocorridas nos valores familiares e da sociedade brasileira como um todo nesses vinte anos. João Batista Natali, da Folha de S.Paulo, faz um balanço do jornalismo e Heródoto Barbeiro, da CBN e TV Cultura, do esporte (principalmente do futebol), enquanto Luiz Trigo, da USP Leste, analisa o nosso turismo e Ataliba T. de Castilho, da USP, a evolução dos estudos lingüísticos e o papel da Editora Contexto nesse processo.

Ficha Técnica:

Título: O Brasil no contexto
Organizador: Jaime Pinsky
Formato: 16 x 23 cm
Páginas: 256
Editora : Contexto
Áreas de Interesses: História, Cidadania, Economia, Saúde, Ciências Socias e Esportes
Preço: R$ 33,00

   
   Pesquisar
Projeto:
Período: / / até   / /  
Titulo:
© 2006 - Direitos reservados à Trend Comunicação