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   Detalhamento
Projeto: Empresarial

Tipo: Institucional
Título: Reformar é preciso
Empresa: Philip Morris
 
Matéria

Com planejamento, investimentos e muito trabalho, infra-estrutura pode representar importante diferencial competitivo

Queda de vendas, comentários dos funcionários e falta de espaço para melhorar o atendimento normalmente confirmam o que você já sentia: está na hora da reforma. No setor de panificação, o aumento da concorrência e das exigências dos clientes reforça essa necessidade. Eles buscam padarias modernas e agradáveis que funcionem como verdadeiros centros de conveniência, onde não só o pãozinho é a estrela.
A ajuda de profissionais especializados pode adequar seu projeto à realidade do mercado e resultar em aumento da fidelidade dos clientes, vendas e lucros. Com eles é possível analisar o potencial do ponto onde seu negócio está instalado, o público-alvo, os produtos que você vende, quanto você precisa investir e, com isso, medir o risco dessa decisão.
“Há uma tendência até nostálgica, da volta ao velho armazém, onde os produtos eram vendidos à granel”, diz Marco Nogara, arquiteto e urbanista do escritório Nogara & Saldo – Arquitetura e Interiores. “Encontramos esses ambientes no Mercado Municipal de Curitiba, no Mercado da Cantareira, em São Paulo, e em diversos varejos pelo Brasil”, conta.
São lugares com arquitetura despretensiosa, mas elegantes e confortáveis, onde os produtos estão ao alcance da mão. “Para reformar uma padaria, é preciso antes de tudo refletir sobre o que se pretende e avaliar o que está ao redor de sua loja”, garante Luiz Carlos Rodrigues Rolo, sócio da Padaria e Confeitaria Majestosa da Ilha, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, que recebeu a sua segunda reforma em quatro anos. “É preciso acreditar no setor, no próprio negócio, ter coragem e muita disposição para o trabalho”, reforça.
A Majestosa, com 900m2, parece maior graças ao novo ambiente. A última reforma redistribuiu os equipamentos, implantou áreas de auto-serviço e valorizou a lanchonete. “Chegamos a um visual mais limpo e elegante para satisfazer os clientes, que estavam exigindo mais conforto”, diz. Com a ampliação dos setores de cozinha, produção e confeitaria, foi possível aumentar e diferenciar o cardápio frente aos concorrentes.
Uma empresa especializada gerenciou a obra e não interrompeu a rotina da padaria. Após a conclusão da reforma, as vendas vêm aumentando 6% ao mês. Nos últimos quatro anos, os negócios da Majestosa cresceram 300%, e a padaria conta atualmente com 91 funcionários.
A loja também ganhou um espaço especial para promoções. “O cliente hoje participa das ações dos nossos fornecedores, degustando novos lançamentos, conhecendo e recebendo informações sobre os produtos. Isto contribui para a sua fidelização”, finaliza Rolo.

SERVIÇO
Nogara & Saldo – Arquitetura e Interiores, Curitiba – Paraná
Marco Nogara - arquiteto - Tel. (41) 3274-8794

Padaria e Confeitaria Majestosa da Ilha, Ilha do Governador – Rio de Janeiro
Luiz Carlos Rodrigues Rolo - sócio - Tel.(21) 3393-8988

Ficha Técnica:

Ano IV: Agosto 2006
N°: 15

   
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