Sala de Imprensa
    Newsletter
     e-mail:
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
   Detalhamento
Projeto: Editorial

Tipo: Livro
Título: BISPO S/A
Autor: Odêmio Antonio Ferrari
 
Release

O outro lado da Igreja Universal do Reino de Deus

Uma cuidadosa investigação com vasta pesquisa de campo revela os meandros do manejo da fé, do dinheiro e a solidez do exercício do poder da megaorganização religiosa que estruturou no Brasil e no mundo uma universal igreja.

Vivemos o paradoxo do mundo-mercado, no qual se manipulam os valores humanos, como produtos de consumo. Certos estrategistas descobriram no sentimento religioso um ‘nicho’ mercadológico, seguindo regras e metas: Qual o público-alvo? Quais desejos despertar? Como conquistar e conservar a clientela? Em que tempo e qual o faturamento? Em que investir?

Provocado por estas perguntas, o teólogo e doutor em Ciência da Religião Odêmio Antonio Ferrari lança BISPO S/A – A Igreja Universal do Reino de Deus e o exercício do poder (Editora Ave-Maria), com o intuito de mostrar a realidade da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Baseada no trinômio, ‘exorcismo, prosperidade e cura’, a IURD estruturou-se inserida neste contexto neoliberal e pluralista da sociedade pós-moderna.

Atribuindo uma leitura espiritual às crises de sentido dos seus “clientes” (seguidores). O rito do descarrego exorciza os males e promete libertar o indivíduo para a prosperidade imediata, mediante a contribuição financeira à igreja. Nesta barganha, formou-se um conglomerado empresarial e político, movido pela estratégica venda do religioso com ações de marketing, estatística, competitividade, padronização e flexibilidade de mensagens, possibilitando que bens simbólicos e de sentido à vida sejam comercializados como produtos.

Desta forma, a igreja se estruturou num sistema de governo verticalizado, com um modelo de gestão baseado em princípios que o autor chama de sete propriedades: apropriação da cultura popular; sintonia com os Novos Movimentos Religiosos; subversão à matriz evangélica; perfil empresarial; segmentação da clientela; conquistas extra-eclesiais; comando de líder excepcional.

A IURD incentiva a cultura individualista e materializada da concentração, consumo e prazer dos bens terrenos, numa mística secularizada, embasada na Teologia da Prosperidade. Atua com eficácia na apropriação dos elementos míticos, simbólicos e do senso comum da sincrética cultura e religiosidade popular. Apoiados na vasta rede midiática, os ‘homens de deus’ enredam e tiram dividendos de anônimos transeuntes, em seus centrais e suntuosos templos, sob o estratégico comando, próximo e distante de um ‘BISPO S/A’.

Odêmio Antonio Ferrari é filosofo, teólogo e mestre em Ciências da Religião. Atualmente faz doutorado na PUC de São Paulo com o projeto de pesquisa A Intersecção entre o Pentecostalismo Assembleiano e o Imaginário Religioso Kaingang: receptividades e rupturas.

Ficha Técnica:

Editora: Ave-Maria
Autor: Odêmio Antonio Ferrari
Formato: 13,7 x 20,7 cm
Páginas: 264
Preço: R$ 29,90
Áreas de interesses: Ciências Sociais, Ciências da Religião, Teologia e Marketing/Comunicação

   
   Pesquisar
Projeto:
Período: / / até   / /  
Titulo:
© 2006 - Direitos reservados à Trend Comunicação