Sala de Imprensa
    Newsletter
     e-mail:
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
   Detalhamento


Projeto: Editorial

Tipo: livro
Título: O LIVRO NA ERA DIGITAL
Autor: Ednei Procópio
 
release

O Livro na Era Digital é um balanço complexo sobre o tema, que o autor Ednei Procópio dedicou longos anos de estudo e pesquisa. Tema voltou a pauta do dia, depois de um dez anos de silêncio.

As emergentes mídias digitais estão influenciando diretamente no concorrido tempo dos consumidores modernos e transformando o hábito da leitura em todo o mundo. O texto não é mais lido apenas sob a forma impressa em papel. O texto também está onipresente em uma miríade de suportes suspensos e em uma diversidade de aparelhos tecnológicos, móveis e de comunicação.

Uma série de meios, como o Kindle da Amazon, o iPhone e iPad da Apple, o Nook da Barnes and Noble, o Google Books, entre tantos outros canais ou plataformas, promete transformar definitivamente a realidade dos livros através de uma convergência digital e cultural sem precedentes. É o que busca demonstrar Ednei Procópio na obra O Livro na Era Digital.

A obra, formatada em 23 capítulos, pontua em que estágio estamos da digitalidade, antever ou nos preparar para a próxima tendência, e o que podemos fazer para manter os nossos negócios na chamada Web 2.0 e tirar ainda mais proveito da “era digital”. O Livro na Era Digital também faz um review, dos últimos dez anos, de todo o mercado editorial convencional presente, diante das transformações das mídias digitais, do ponto de vista exclusivamente dos negócios ou da atualização enquanto profissional.

O autor escreve como conversa. De forma simples e direta. Às vezes seu texto é irônico, mas na maior parte das vezes direto e objetivo. Impetuoso e apaixonado pelo tema, Ednei Procópio descreve as dificuldades de convencer o empresário do mercado editorial brasileiro, que é muito conservador, não poupando críticas aos mais reacionários.

Ao ler O Livro na Era Digital, o profissional pode levar, para o dia a dia dos seus negócios, o esclarecimento necessário ante a digitalização dos meios de comunicação, absorvendo experiência a respeito da convergência dos livros no seu formato clássico em papel, tanto quanto nos formatos eletrônicos e até em áudio.
Este livro é uma homenagem a um tema que voltou a pauta do dia, depois de um longo silêncio. Um presente para os curiosos, um manual para os profissionais do livro. É também um balanço de uma década em que o autor passou estudando, pesquisando, repetindo, doutrinando, esclarecendo sobre o complexo tema.

O Livro na Era Digital destina-se a todos os interessados, em geral, e aos profissionais da cadeia produtiva do mercado editorial brasileira, bibliotecas, profissionais de comunicação, marketing e informática, e estudantes.


SOBRE O AUTOR
Ednei Procópio é membro da Comissão do Livro Digital da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e, há mais de dez anos, pesquisador e especialista em livros eletrônicos. Ministra cursos com o tema “O Livro na Era Digital” na Escola do Livro e na Escola do Escritor. De 2000 até 2005, Ednei Procópio colaborou, também como editor, com a equipe da iEditora, empresa pioneira na publicação de livros eletrônicos na América Latina, e com a Edições Inteligentes, editora especializada em Self Publishing. Em 2001, Procópio fundou o website eBookCult (www.ebookcult.com.br), cuja biblioteca digital contabilizou somente nos primeiros três anos mais de 5 milhões de downloads de livros eletrônicos (auditorados); e também o único site desde então a figurar no topo da busca do Google internacional, com a palavra-chave “eBook”.
O eBookCult Digital Solutions, mais tarde, seria a primeira empresa na América do Sul a comercializar um e-reader (modelos ETI-1 e ETI-2), com o conceito de Biblioteca Digital Portátil criado e desenvolvido por Procópio. Desde 1998, o especialista escreve textos e artigos sobre os livros eletrônicos em sites como o eBookzine, eBook Business e eBook Reader, cujos textos deram origem a obra O Livro na Era Digital.
Atualmente, Ednei Procópio está empenhado no desenvolvimento de uma plataforma de livros e leitura chamada LIVRUS (www.livrus.com.br), que é baseada no conceito Web 2.0 de criação alternativa, colaboração, compartilhamento e convergência cultural. Em 2005, o autor publicou o livro Construindo uma Biblioteca Digital.

SOBRE A EDITORA
Giz Editorial é uma jovem empresa brasileira cujos editores somam juntos mais de dez anos de trabalho em comunicação editorial. Especializada em literatura fantástica, auto-ajuda, pet e ficção infanto-juvenil, a editora conta com mais de duzentos títulos em seu catálogo ao completar cinco anos de vida. Publicar essa quantidade de obras, em tão pouco tempo, só foi possível graças, principalmente, a parceria que a editora firmou com os escritores. O resultado de todo esse processo, chamado de rede colaborativa, são livros que agradam a leitores cada vez mais exigentes e a um mercado cada vez mais competitivo.

Serviço
O Livro na Era Digital
Autor: Ednei Procópio
Giz Editorial
Formato: 16 x 23; 232 páginas;
Preço sugerido: R$ 39,90
Classificação: Tecnologia / Comunicação de Massa / Cultura / Negócios
À venda nas principais livrarias do país (Livrarias Cultura e Saraiva) e no portal Giz Editorial.

Informações
William Lara
williamlara@trendcomunicacao.com.br
billara@williamlara.com.br
Tel: 11 8273-1178

   
   Pesquisar
Projeto:
Período: / / até   / /  
Titulo:
© 2006 - Direitos reservados à Trend Comunicação