Sala de Imprensa
    Newsletter
     e-mail:
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
   Detalhamento
Projeto: Empresarial

Tipo:
Título: Cassiano Elek Machado e Helio Campos Mello abrem o segundo dia do II Salão do Jornalista Escritor
Empresa: Mega Brasil / UBE
 
Release

Cassiano Elek Machado e Helio Campos Mello abrem o segundo dia do II Salão do Jornalista Escritor

O evento, que é gratuito, é opção cultural para o Dia da Independência – 7 de setembro – no Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar. Os jornalistas escritores Fernando Morais, Cassiano Elek, Helio Campos Mello, Alberto Dines, Florestan Fernandes Júnior, Ricardo Ramos Filho, Regina Echeverria, Lira Neto, Quartim de Moraes, Carlos Chaparro, Mino Carta e Ricardo Kotscho abordarão vários aspectos sobre o tema central “O livro-reportagem”.

A capital paulista terá atração de peso nas comemorações do Dia da Independência do Brasil. Trata-se do II Salão Nacional do Jornalista Escritor, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de setembro (sexta-feira a domingo) no Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar (Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda). O evento tem como tema central O livro-reportagem, gênero com presença cada vez maior nos catálogos das editoras.

A curadoria é do jornalista e escritor Audálio Dantas, também idealizador do projeto, e a organização da Mega Brasil Comunicação. O evento é uma realização da UBE – União Brasileira dos Escritores.

O segundo dia do Salão Nacional do Jornalista Escritor tem início às 11h, com os jornalistas e escritores Cassiano Elek Machado (Folha de São Paulo) e Helio Campos Mello (Brasileiros) que falarão sobre como está a reportagem hoje, que terá como entrevistador Quartim de Moraes – editorialista e filósofo. Na sequência, Fernando Morais – autor de best sellers como Guerra Fria, Transamazônica, A Ilha, Olga, Chatô – o rei do Brasil, dentre outros – e Ricardo Ramos Filho – roteirista de cinema e editorialista – participam, às 14h, de bate-papo com Regina Echeverria, jornalista e escritora especializada em biografias.

O jornalista Alberto Dines (Observatório da Imprensa) e Lira Neto – ganhador do prêmio Jabuti em 2007, na categoria melhor biografia, por O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar – estarão na terceira mesa, a partir das 16h30, e serão entrevistados por Florestan Fernandes Júnior, jornalista, comentarista político e mediador de debates na EBC TV Brasil.

Mino Carta (Carta Capital) e Ricardo Kotscho (Brasileiros e Record News) fecharão a quarta e última mesa do segundo dia do II Salão Nacional do Jornalista Escritor. O encontro acontece às 19h, e serão entrevistados por Carlos Chaparro – doutor em Ciências da Comunicação e professor de Jornalismo.

Atrações
Com entrada franca, o II Salão Nacional do Jornalista Escritor espera atrair cerca de 15 mil pessoas nos três dias de atividades, em sua maioria jovens universitários. A programação contempla 11 mesas, cada uma com dois convidados e um entrevistador. O público também será incentivado a participar com perguntas, já que um dos propósitos do encontro é aproximá-lo dos autores. Entre os participantes confirmados estão Miriam Leitão, Juca Kfouri, Heródoto Barbeiro, Mino Carta, Ricardo Kotscho, Caco Barcelos, Eliane Brum, José Nêumanne Pinto, Fernando Morais, Domingos Meirelles, entre outros.

Também faz parte da programação o Café Literário, em que acontecerão lançamentos e sessões de autógrafos com os jornalistas participantes do fórum, além de Gil Giardelli, Sérgio Pereira Couto, entre outros; a exposição fotográfica "O percurso histórico da UBE"; e o Desvendando o RPG, com equipe de instrutores da Devir Brasil, que ensinarão como entrar nesse universo repleto de imaginação, improvisação, diversão, dramatização e ação.

Os ingressos para cada uma das sessões poderão ser retirados com uma hora de antecedência nas bilheterias do próprio Auditório Simon Bolivar e estarão limitados à capacidade do espaço, que é de aproximadamente 900 lugares.

O Salão conta com patrocínio da Petrobras, copatrocínio da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, CIEE - Centro de Integração Empresa-Escola e Câmara Municipal de São Paulo, apoio institucional de Aberje e Abracom; e apoio na divulgação de Jornal da Comunicação Corporativa, Rádio Mega Brasil Online, Maxpress, Jornalistas&Cia, e colaboração Comfort Inn Ibirapuera e Park Inn Ibirapuera, além da participação da Editora Summus, que manterá uma livraria com títulos produzidos por jornalistas escritores, e a Editora e Livraria Devir que trará a Literatura Fantástica para o Salão e mais dois Mestres de RPG para promover jogos entre os participantes do evento e que estará comercializando livros, revistas e jogos.
Confira a programação das 11 mesas:

6 de setembro
12h30 às 13 horas – Abertura oficial
Inauguração do II Salão Nacional do Jornalista Escritor
Abertura oficial da exposição A história da UBE
Homenagem a Graciliano Ramos

14 às 16 horas – Sessão 1
Convidados: Juca Kfouri e Heródoto Barbeiro
Âncora: Sérgio Gomes

16h30 às 18h30 – Sessão 2
Convidados: Eliane Brum e José Nêumanne Pinto
Âncora: Fernando Mitre

19 às 21 horas – Sessão 3
Convidados: Antônio Torres e Miriam Leitão
Âncora: João Batista de Andrade

7 de setembro
11 às 13 horas – Mesa Especial 1 – A reportagem hoje
Convidados: Cassiano Elek Machado (Folha de S, Paulo) e Hélio Campos Mello (Brasileiros)
Âncora: Quartim de Moraes

14 às 16 horas – Sessão 4
Convidados: Fernando Morais e Ricardo Ramos Filho
Âncora: Regina Echeverria

16h30 às 18h30 – Sessão 5
Convidados: Alberto Dines e Lira Neto
Âncora: Florestan Fernandes Júnior

19 às 21 horas – Sessão 6
Convidados: Mino Carta e Ricardo Kotscho
Âncora: Carlos Chaparro

8 de setembro
11 às 13 horas – Mesa Especial 2 – O repórter na estante
Convidados: Luiz Fernando Emediato ( Geração Editorial) e Carlos Andreazza Editora Record)
Âncora: Claudiney Ferreira

14 às 16 horas – Sessão 7
Convidados: Domingos Meirelles e Carlos Moraes
Âncora: Nildo Carlos de Oliveira

16h30 às 18h30 – Sessão 8
Convidados: Moacir Assunção e Ricardo Viveiros
Âncora: Assis Ângelo

19 às 21 horas – Sessão 9
Convidados: Caco Barcellos e Ivan Marsiglia
Âncora: Fernando Coelho

Serviço
II Salão Nacional do Jornalista Escritor
Dias 6, 7 e 8 de setembro (sexta-feira a domingo) – das 11h às 21h
Local: Memorial da América Latina – Auditório Simon Bolívar
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda – São Paulo
Entrada gratuita
Visite: http://www.megabrasil.com.br/Eventos/IISalao.aspx

Informações
William Lara
11 98273-1178
williamlara@trendcomunicacao.com.br

   
   Pesquisar
Projeto:
Período: / / até   / /  
Titulo:
© 2006 - Direitos reservados à Trend Comunicação