News
    Newsletter
     e-mail:
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
   News
 
Curso com especialistas discute caminhos para a gestão eficaz do futebol

A grade é composta por 16 aulas, uma mesa-redonda e visitas guiadas ao Memorial das Conquistas, do Santos FC e na Arena Corinthians.

O Instituto Brasileiro de História e Memória do Esporte (IBHME) está lançando o curso Gestão Interdisciplinar de Futebol, com apoio da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) e da MKPro .

O evento é voltado não apenas para quem já atua em alguma área ligada ao esporte, mas também para aqueles que desejam ingressar neste segmento ou simplesmente buscam um entendimento maior no assunto.
 
O curso é composto por 16 aulas haverá uma mesa-redonda com a participação do comentarista do Sportv e presidente da Aceesp, Luiz Ademar, e do ex-jogador Jamelli.

Também estão previstas duas visitas guiadas: ao Memorial das Conquistas, do Santos FC e na Arena Corinthians.

Segundo o coordenador e professor Antonio Afif, especialista em gestão de futebol, “o curso é uma espécie de mini MBA mais acessível, pois oferece um conteúdo de qualidade, com professores de alto nível e um preço bem camarada”.

Serviço
Duração: de 4/5 a 28/9 (com aulas sempre às segundas-feiras). Horário: das 19h30 às 21h30.
Valor: 5 x R$ 240,00.
Local: av. Paulista, 807, cj. 904 – São Paulo (próximo ao metrô Brigadeiro).
Inscrições: telefones (11) 3251-2420 ou 3289-8409, com a sra. Carina.
E-mail: gestaodefutebol@bol.com.br.
 
Disciplinas e professores

ADMINISTRAÇÃO DE FUTEBOL / MARKETING ESPORTIVO E NEGÓCIOS
ANTONIO AFIF – é economista e atuou na área de comunicação durante muitos anos. Especialista em gestão e marketing esportivo, trabalhou no Corinthians e em vários outros clubes. Autor de livros sobre o tema, mais de 20 anos de experiência no esporte, também foi diretor da Universidade do Futebol. É o idealizador e coordenador do curso.
AMIR SOMOGGI – administrador de empresas, especializado em gestão esportiva pela FGV e pós-graduado em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona. É consultor e colunista da Rádio CBN e do Diário Lance!
DR MARCELO UNTI – advogado, jornalista, escritor, pós-graduado em Administração e Marketing Esportivo, trabalhou no Comitê Paulista da Copa de 2014. É autor do livro “Clássicos do Futebol Brasileiro” e um dos fundadores do IBHME.
MICHEL FAUZE MATTAR – mestre em Administração e bacharel em Esporte pela USP, com MBA em Marketing pela FIA. Foi diretor executivo e de marketing do Grêmio Barueri Futebol Ltda. (2008-2010) e é autor de livros sobre o tema.

GESTÃO DE ESTÁDIOS E ARENAS
FÁBIO BERGAMO – Educador Físico, Mestre em Biodinâmica do Movimento Humano pela USP. Participou da preparação dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Foi assessor do Comitê Paulista da Copa do Mundo FIFA 2014 coordenando o projeto de Centro de Treinamento de Seleções. Atualmente é gestor do Estádio Martins Pereira, em S.J. dos Campos (SP).

ECONOMIA DO FUTEBOL
PROF. DR. ANDERSON GURGEL – jornalista, pesquisador-doutor e professor das Universidades Mackenzie, Belas Artes e Faap. Trabalhou na Gazeta Mercantil, Revista Forbes e It Midias. É um dos pioneiros no estudo da economia do futebol e é autor do livro "Futebol S/A", publicado em 2006.

DIREITO APLICADO À GESTÃO DO FUTEBOL
DR. LUIZ MARCONDES – doutorando e mestre em Direito Desportivo pela Universitat de Lleida (Espanha), presidente do Instituto Ibero-americano de Derecho Deportivo e coordenador do curso de pós-graduação da entidade.

TECNOLOGIA APLICADA AO FUTEBOL
EDUARDO FANTATO – diretor esportivo da ScoutOnline; consultor em gestão do esporte, consultor técnico de futebol, professor universitário, MBA em Gestão de Marketing, mestre em ciências do Esporte (Unicamp) e bacharel em Educação Física.

REDES SOCIAIS NO ESPORTE
THOMAZ MONTEIRO – publicitário, atualmente é planner criativo na Bold Conteúdo. Foi sócio-fundador e diretor criativo da TK10 Marketing Esportivo Interativo onde teve a oportunidade de criar para clientes como Canal Combate, Premiere FC, Academia Store e idealizar a campanha da Gorduchinha 2014.

DIREÇÃO E PRODUÇÃO DE MEGAEVENTOS ESPORTIVOS
ELISA SANTA RITA – é jornalista com larga experiência em eventos e uma das profissionais mais respeitadas do mercado. É especializada em gestão de projetos, com atuações na Copa do Mundo 2014; Copa das Confederações 2013, Camarote Brahma/RJ e Super Casas Bahia, entre outros trabalhos.

COMUNICAÇÃO NO FUTEBOL
ALDO NETO – jornalista e publicitário já trabalhou em redações de jornais e de 2002 a 2009 respondeu pela Assessoria de Comunicação do Santos FC. Atualmente comanda uma empresa de Comunicação com foco em atividades de comunicação digital.

HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO
JOSÉ RENATO SANTIAGO – é pesquisador, escritor e historiador, dono da maior biblioteca sobre futebol no mundo (está no Guiness Book). É doutor e mestre em Engenharia pela USP, com pós-graduação em Marketing pela ESPM.

VISITA GUIADA AO MEMORIAL DAS CONQUISTAS DO SANTOS F.C.
ALEX FERNANDES – mestre em gestão estratégica de negócios (UFRJ), graduado em administração pela PUC-SP, gerente de marketing do Santos FC., professor de marketing das universidades Santa Cecília e Estácio de Sá, doutorando em Ciências Sociais.

VISITA GUIADA À ARENA CORINTHIANS
Os alunos serão acompanhados por um engenheiro e um arquiteto, que darão as informações sobre as características da obra, além de mostrar os espaços ocupados pelos jogadores (vestiário, sala de aquecimento, túnel para o campo etc.).

MESA REDONDA
LUIZ ADEMAR – jornalista formado pela Fiam, presidente da Aceesp, comentarista do Sportv, blogueiro do Futebol Caipira. Já atuou no Diário Popular, Lance!, rádios Globo e CBN e site globoesporte.com, entre outros veículos de comunicação.
PAULO ROBERTO JAMELLI JÚNIOR – ex-jogador profissional, com passagens por clubes brasileiros e do exterior; também atuou pela seleção brasileira. Foi gerente de futebol do Coritiba e do Santos, entre outros clubes. Especializou-se em gestão de futebol e também é proprietário da Total Player.

Mais informações poderão ser obtidas com o coordenador do curso, Antonio Afif – tel. (11) 98644-4444 ou pelo e-mail antonio.afif@bol.com.br.
   Anteriores
 
 
© 2006 - Direitos reservados à Trend Comunicação