News
    Newsletter
     e-mail:
 
Cadastre seu e-mail para receber nossos informativos.
Multiplicidade poética nos caminhos de Mar de Espanha
 
Lula Barbosa lança novo CD que homenageia a cidade mineira e transforma momentos, lugares e lembranças em sonoridade.

Sinônimo de qualidade musical e talento no cenário da Música Popular Brasileira, o compositor, cantor e violonista Lula Barbosa tem carreira marcada pelo sucesso e possui mais de 200 composições pelo Brasil afora. Suas músicas e letras, mais cedo ou mais tarde, acabam virando hits na voz de nomes consagrados como: Roberto Carlos, Jessé, Fábio Jr., Célia, Jane Duboc, Christian e Ralph, Jair Rodrigues, O Terço, Sérgio Reis, Tania Libertad (México), Pedro Fernández (México), Amaya (Espanha), Katinguelê, Negritude Jr., Só pra Contrariar, Peninha e muitos outros.

Agora, com mais de 25 anos do seu primeiro trabalho autoral, lança o CD Mar de Espanha, selo independente, uma homenagem a cidade natal de sua família, na zona da mata mineira, que aprendeu a amar e se orgulhar. “Venho de uma família grande e simples, muito musical, de raízes puramente mineiras. Passei minha infância aos sons de serestas, cantigas, modas de viola, calangos e reisados muitas vezes em volta da fogueira até o amanhecer...”, lembrando o compositor, prosseguindo: “este novo trabalho me possibilitou o tão desejado retorno às origens mineiras e a uma singela homenagem”.

“A Música Popular Brasileira está precisando muito da força e do talento de Lula Barbosa... Acho que no meio de tanto joio, fica ainda mais fácil reconhecer o bom trigo. Fica bem mais fácil reconhecer Lula Barbosa...”
Zuza Homem de Melo

 
Os caminhos de Mar de Espanha são muitos... As belezas naturais, matas intensas e povo hospitaleiro foram o cenário para um repertório “plural” que mostra toda a versatilidade e poesia que aflora no compositor. Lula Barbosa nos brinda com um CD eclético, onde a “mineirice” está presente nas canções e baladas, algumas com “levadas” jazzísticas e latina. Mar de Espanha conta com a parceria de Ricardo Castro (letras), além de participações especiais de Natan Marques, Marinho Brasil, Mário Lúcio Marques, Fernando Carvalho, Edson Alves e Jane Duboc, que contempla o CD com sua participação especial na faixa “Manhãs”.

Barbosa busca neste trabalho transformar momentos, lugares, lembranças em sonoridade. Em Estrela-Guia, música que inicia o CD, o músico encontra a poesia que expressa o sentimento: “... Olhar que me encanta / me abraça e me levanta / me bota no colo / me põe pra ninar... que me faz sonhar”.

Já na balada bossa Ternura, segunda faixa, o músico alia sua principal virtude a musicalidade... “Enternecido estou / de braços / com o amor / envaidecido sou / de ter seu corpo / .../ pelo céu / buscando o mel / do seu amor”.

A canção Filme Antigo, sexta faixa, Barbosa retrata a cumplicidade e o amor. “... Amor é uma coisa estranha / Muda o tempo, o espaço e o sim / E eu percebo que somente / Ao pensar no sentimento / Ele se torna presente /.../ Hoje entendo que estar junto / É só lembrar do seu perfume... Abraçar o amor”.

Lula Barbosa é uma das mais belas vozes da Música Popular Brasileira. Um excelente cantor e músico. Tenho verdadeira paixão por ele e por sua energia.
Ivan Lins


Manhãs, que tem participação de Jane Duboc, oitava faixa, expressa o amor e as experiências de vida na busca dos sonhos. “Te procurar no céu / Beber o leite e o mel / Romper barreiras vãs / Engravidar manhãs /.../ Abrigar no peito a luz do sol / acordar querendo ser raiz / abrir meus braços para o amanhecer / Lutar pra ser feliz...”

Em Imagens, música de trabalho de Lula Barbosa, as virtudes poéticas e musicais do compositor são marcantes: “Imagens lindas / Sombras refletidas / Num perfil de sonho / Joias reunidas / Num colar que eu monto / Estrela por estrela / Luar por luar...

Já a faixa treze, que dá título ao novo CD, Mar de Espanha, é uma balada que reconta lembranças, retrata lugares e destaca a ginga e a doçura de ser criança na ciadde mineira. “... de pedra tamanha / que as minhas lembranças / vem represar /.../ Das brincadeiras / campinhos de grama / empinando os sonhos / correndo / audaz / Os pés na enxurrada / meu rio de lama / os dias voando / sem olhar pra trás...

Sonhos de Liberdade é uma crítica e uma preocupação com a ação do homem sobre a natureza: “Cuida da Terra / do ar que respiras / dos amigos da terra / que nela habitam / .../ Seres da floresta / bichos e árvores / muito cuidado / Que o homem vem aí!...”

A emoção sincera que Lula transfere para as suas canções é algo extremamente envolvente que nos faz viajar na tranqüila companhia de um disco raro e cristalino. Mar de Espanha abre novos caminhos e renova a musicalidade do compositor, alimentado por sua paixão pela criação que retratam as coisas do país.
 
Sobre a cidade mineira
Mar de Espanha é uma importante cidade da zona da mata mineira e berço de honradas famílias e guarda valiosos monumentos arquitetônicos, uma parte deles é herança dos barões do café e da lapidação de diamantes.

A cidade nasceu em 1851, quando o arraial foi elevado à condição de Vila Mar de Espanha. Em 1860, a Vila Mar de Espanha possuía vinte e um sobrados, três edifícios com sacadas de ferro e exportou cerca de 300.000 arrobas de café. Com o passar dos anos, a cidade passou pela economia do café e da lapidação de diamantes. Atualmente, o setor econômico que mais cresce no município é a indústria de lingerie, contando com 100 micros, pequenas e médias empresas de confecção, além da extração de mármore e beneficiamento de caulim. A cidade tem mais de 11 mil habitantes e está cerca de 300 Km de Belo Horizonte e 140 Km do Rio de Janeiro.

Ficha Técnica
Título: Mar de Espanha
Intérprete: Lula Barbosa
Produtor musical: Lula Barbosa e Mário Campanha
Produção executiva: Ricardo Castro
Classificação: MPB
Duração: 70’05’’
Número de Faixas: 18
Encarte: Luxo

Mais sobre Lula Barbosa acesse: www.lulabarbosa.com

Informações
William Lara
(11) 98273-1178
billara@williamlara.com.br
© 2006 - Direitos reservados à Trend Comunicação